Instituto Retornar realiza ação com crianças da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro
A páscoa teve um gosto diferente para as crianças da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O Instituto Retornar e a ONG Noiz Projeto Social, se uniram para realizar um “Dia de Retornar” inesquecível na comunidade: a doação de mil ovos de páscoa.
Mais do que a distribuição dos ovos em si, o gesto leva aos pequenos a oportunidade de vivenciar a doce experiência de ser criança.
Além de chocolate, a ação foi recheada de sorrisos e alegria.
Sobre a ONG Noiz
O projeto social Noiz nasceu no território mais miserável da Cidade de Deus, o Brejo. Em meio a ausência de água, luz e barracos, quatro amigos se uniram e entenderam que era preciso acreditar na evolução e na emancipação daquelas pessoas, através da cultura, educação, esporte e capacitação.
Segundo os fundadores, o projeto não nasceu voltado para doação, mas sim, para o assistencialismo emergencial. Amar, educar e profissionalizar são os 3 pilares que permeiam o conceito do trabalho da ONG.
Sobre a Região
A Cidade de Deus surgiu como um dos projetos habitacionais que abrigou moradores expulsos de favelas durante o governo Carlos Lacerda (1960-1965).
Na década de 1980, o bairro já tinha ex-moradores de 63 favelas do Rio de Janeiro. Cerca de 70% dessa população vinha das favelas Praia do Pinto, Parque da Gávea, Ilha das Dragas, Parque do Leblon, Catacumba e Rocinha.
Hoje, a população é de 70 mil habitantes. Destes, 9.505 (26%) são jovens. Em 2002, as imagens da favela ganharam o mundo após a estreia do filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meireles.