O voluntariado é uma forma de ajudar o próximo, oferecer tempo, habilidades e recursos para contribuir com uma causa ou organização que você acredita e que transforma a vida das pessoas que mais precisam.
Exercer o voluntariado é uma expressão do amor ao próximo como um valor fundamental da fé cristã. A Bíblia nos ensina que devemos amar nossos irmãos como a nós mesmos e que tudo o que fizermos aos outros, fazemos ao Senhor.
Para nós, cristãos, é a oportunidade de expressar esse amor através do serviço, da solidariedade e da compaixão. Como voluntários, podemos ajudar a transformar o mundo, a aliviar o sofrimento dos mais necessitados e a fazer a diferença na vida das pessoas.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” – 1 Coríntios 15:58
Existem muitas situações que podem motivar alguém a se tornar voluntário, tais como:
Sentir-se útil: O voluntariado permite que as pessoas se sintam úteis e valorizadas ao contribuir para uma causa ou organização. Essa sensação de realização e de dever cumprido pode trazer satisfação pessoal e um senso de propósito.
Crescimento espiritual: Para o cristão, ser voluntário é desenvolver um crescimento espiritual, pois permite colocar em prática os ensinamentos de Jesus sobre amor, compaixão e serviço ao próximo.
Além disso, pode ser uma oportunidade de conhecer outras pessoas de fé e compartilhar experiências e conhecimentos.
Desenvolvimento de habilidades: O voluntariado pode ser uma oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Isso pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Fazer a diferença: O voluntariado permite fazer a diferença na vida das pessoas e na comunidade. Pode ser aliviando o sofrimento dos mais necessitados, oferecer apoio emocional, compartilhar conhecimentos e habilidades e contribuir para a transformação social.
Ao se voluntariar, é importante lembrar que a ação deve ser realizada com amor, humildade e dedicação. Devemos oferecer o nosso melhor, agindo com responsabilidade e ética.
“Legal, acho importante ser voluntário mas não sei como começar”. Bem, existem diversas maneiras de encontrar um projeto que se identifique para ser voluntário. Confira algumas sugestões:
Pesquise na internet: É possível encontrar ações sociais em sua região ou em áreas de interesse utilizando palavras-chave como “ONGs na minha cidade” ou “voluntariado em causas sociais” para ajudar na sua busca.
Redes sociais: As redes sociais também podem ser uma fonte valiosa para encontrar ONGs e oportunidades de voluntariado. Procure grupos ou páginas relacionadas às causas que lhe interessam e veja se há conteúdo sobre voluntariado.
Peça indicação: Pergunte a amigos ou familiares se eles conhecem algum projeto social ou se já tiveram experiências de voluntariado. Essa pode ser uma ótima maneira de obter informações em primeira mão e encontrar organizações confiáveis.
Feiras e eventos de voluntariado: Muitas cidades realizam feiras e eventos de voluntariado, onde diversas ONGs se reúnem para recrutar voluntários e divulgar suas atividades. Procure por esses eventos em sua cidade ou região.
Sites de voluntariado: Existem sites específicos que conectam voluntários a ONGs e oportunidades de voluntariado. Procure por essas plataformas!
Outras dicas
Ao se voluntariar é importante lembrar que você não apenas estará ajudando um irmão a aliviar o seu sofrimento mas estará se dedicando a um bem maior. É uma forma de ser instrumento nas mãos de Deus.
Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus, que dedicou sua vida ao serviço e à solidariedade com os mais necessitados, pois assim estamos servindo também a Deus e cumprindo o propósito de sua vontade. Como disse o apóstolo Paulo:
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.” – Hebreus 6:10-12.
Dica Retornar
No Instituto Retornar, fazer o bem é uma missão e você também pode fazer parte disso. Mas, se ainda não sabe bem como, nós podemos ajudar! Afinal, FAZER O BEM FAZ BEM e está a poucos cliques de distância!
Você já conhece essa campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento!
Faça o seu Dia de Retornar
Aqui, também promovemos o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.
O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!
Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.
_________________
Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!