Boas ações: é comum pensarmos que estão relacionadas a bens materiais ou atitudes grandiosas.
Entretanto, uma boa ação não exige grandes investimentos ou produções. É possível praticar o bem com pequenas atitudes de generosidade, amor ao próximo e empatia, diariamente.
Fazer o bem tem uma relação próxima com o sentimento de empatia e representa a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, partilhando e compreendendo.
Além de trazer inúmeros impactos positivos para a vida de quem realiza as boas ações, quem as recebe também é transformado.
O sentimento de ser notado, de receber atenção, compreensão e amor de alguém próximo ou até mesmo de um completo desconhecido, tem a capacidade de proporcionar vivacidade.
A quem posso ajudar com boas ações?
Faça boas ações ao seu próximo, aquele que estiver perto de você. Jesus nos ensinou que devemos ajudar quem precisa, independente de quem seja. E quando realizamos boas ações com o próximo, demonstramos o amor de Deus a essas pessoas.
Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” – Mateus 22:37-39.
Boas ações geram boas ações
Como já dissemos, atos generosos ajudam os outros, mas também a nós mesmos.
Quando temos atitudes que visam melhorar a vida de outra pessoa de alguma maneira, isso gera sentimentos de gratidão e de dever cumprido e, consequentemente, nos torna pessoas mais felizes.
Não é preciso ir a um local específico ou fazer grandes ações. Você pode transformar a vida de pessoas onde quiser, por meio de atitudes mais simples do que você imagina.
“Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?” – (1 João 3:16-17).
Como posso ajudar o próximo?
Ser educado e gentil com funcionários e prestadores de serviços, doar alimentos e roupas para um abrigo, se tornar um doador de sangue regular, etc.
Essas são apenas algumas das milhares de maneiras de ajudar o próximo e, como você pode ver, são alternativas acessíveis a qualquer pessoa.
Confira abaixo mais algumas ideias, escolha a que mais se adequa à sua realidade e comece já a transformar vidas!
- Doe alimentos;
- Doe roupas e móveis;
- Participe de projetos da sua comunidade;
- Seja gentil com as pessoas que encontrar no seu dia;
- Ofereça ajuda a alguém no mercado, transporte público etc;
- Tenha mais empatia;
- Doe sangue e/ou medula óssea ;
- Ofereça apoio emocional à outra pessoa;
- Se torne um voluntário.
Talvez pareçam atitudes pequenas, mas, na perspectiva de quem as recebe e, mais ainda, aos olhos do Pai, são atitudes que transformam a vida e tornam o mundo um lugar melhor!
Pode ser que as boas ações que você fizer sejam pontuais, mas, talvez, a pessoa que será abençoada esteja passando por um momento de dor e tribulação.
Assim, ao receber uma atitude de amor, essa pessoa passará a identificar o amor de Deus por ela, tendo um momento de verdadeira gratidão e fortalecimento de sua fé.
Então, não menospreze a capacidade que as boas ações têm de transformar o mundo. Não duvide. Creia no propósito e seja um elo de mudança!
Dia de Retornar
O Dia de Retornar é uma iniciativa do Instituto Retornar. Trata-se de uma verdadeira corrente de amor ao próximo e realizá-lo está ao alcance de todos nós.
Basta tomar uma atitude e fazer o bem para alguém que precisa… Doar um alimento, presentear alguém que pede ajuda, levar consolo a alguém que sofre são algumas ideias para o seu Dia de Retornar.
E não importa quem será o abençoado, pois o amor genuíno ao irmão sempre encontra espaço para ser gerado e compartilhado.
Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marque o perfil do Instituto Retornar no Instagram (@diaderetornar).
Vamos contagiar o mundo de amor e solidariedade!
Fazer o bem faz bem
Se ainda assim, você ainda tem dúvidas de como pode colocar em prática uma boa ação, faça parte da campanha “Fazer o bem faz bem”.
Comprando um e-book da campanha no valor de 25 reais, a Retornar dobrará o valor da compra e doará uma cesta básica às famílias em estado de vulnerabilidade social indicadas por instituições parceiras do Instituto Retornar.
E você pode participar efetuando a compra de quantos e-books quiser! Quanto mais você adquirir, mais famílias serão abençoadas!
Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog e leia mais!
Ou siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | TikTok | YouTube