Instituto Retornar

Esporte: doamos equipamentos de preparação física a alunos de jiu-jítsu

Esporte é um dos pilares de atuação do Instituto Retornar. Entre as iniciativas apoiadas está o Projeto Tribo de Zion, que beneficia crianças, jovens e adultos de Porto Velho, capital de Rondônia, no extremo Norte do Brasil.

O esporte ensinado no projeto é o jiu-jitsu, uma arte marcial que se originou no Japão e tem sido praticada em todo o mundo. A prática ensina a importância da paciência, da perseverança, dos treinamentos intensos e dedicação para dominar as técnicas, habilidades necessárias para construir uma vida digna e justa.

Em Rondônia, o Projeto Tribo de Zion, apoiado pelo Instituto Retornar, vem colocando esses preceitos em prática há algum tempo.

A prática do esporte vem trazendo um impacto profundo e positivo na vida dos alunos e de suas famílias.

Apesar de muitas melhorias já implementadas, diversas com o apoio do Instituto Retornar, Rodrigo Reis, coordenador do projeto, conta que alguns investimentos em materiais e equipamentos ainda são necessários.

“Nós precisamos de cordas marítimas, cinto de tração, elástico, cone. Materiais que irão fortalecer os nossos alunos, melhorar nosso desempenho nos campeonatos. Nós precisamos desses materiais para fortalecer os nossos treinos” – Rodrigo Reis, coordenador do projeto.

Sendo o esporte um dos pilares do Instituto Retornar, não havia como ignorar esse pedido. Assim, ao doarmos os equipamentos necessários, estamos ajudando os alunos a se prepararem da melhor forma possível para seus treinos e competições.

Além disso, incentivamos ainda mais a dedicação dos alunos ao jiu-jítsu, estimulando o esporte enquanto  oportunidade para a comunidade local.

Projetos sociais como esse podem ter um impacto profundo na vida das pessoas que a praticam. Com o esporte, o jovem obtém:

  • Desenvolvimento físico: O jiu-jítsu requer muito esforço físico, o que significa que os praticantes têm a oportunidade de melhorar sua forma física e saúde ao longo do tempo. Além disso, o contato físico constante com os outros praticantes ajuda a construir confiança no outro e em si mesmo..
  • Desenvolvimento mental: Traz um impacto positivo no desenvolvimento mental das pessoas. A prática requer concentração, resiliência e capacidade de lidar com situações desafiadoras, o que pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança.
  • Habilidades sociais: A modalidade é baseada em valores como respeito, disciplina e integridade, semelhantes aos valores cristãos. Essas atitudes são transmitidas aos praticantes do esporte e podem ajudá-los a desenvolver uma ética de trabalho sólida e a se tornarem cidadãos mais responsáveis.
  • Autodefesa: O jiu-jítsu pode ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras e preparadas para lidar com situações de perigo ou conflito. Isso pode aumentar a autoconfiança e ajudar a construir uma comunidade mais segura e protegida.
  • Humildade, amor e compaixão: É preciso reconhecer que sempre há mais a aprender e que sempre haverá oponentes mais fortes. E assim como por meio do amor em Cristo, os alunos aprendem a lidar com a adversidade de maneira pacífica e a controlar sua força para evitar causar danos. 


“Queria agradecer bastante por estar doando esses equipamentos para o nosso treino. Com certeza esses eles irão nos ajudar a nos preparar para campeonatos e alcançarmos o primeiro lugar no pódio”.Aluno de Jiu-Jitsu.

Para o Instituto Retornar é uma honra levar o esporte Brasil afora e trabalhar junto do Projeto  Tribo de Zion para transformar positivamente a vida das pessoas e fortalecer toda uma comunidade.

Assista o vídeo e confira como foi a entrega dos materiais: 

Dica Retornar

Fazer o bem faz bem e está a poucos cliques de distância! Você já conhece a campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento! 

Acesse o blog ou confira outras ações  em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook

Instagram

TikTok

Youtube

Related posts
Sem categoria

Doação de alimentos em Arapongas-PR

O Instituto Retornar, em parceria com a Igreja Evangélica Reformada de Arapongas, doou alimentos para muitas famílias
Sem categoria

Rio Branco, no Acre: Famílias abençoadas com alimentos

Em Rio Branco, Acre, o Instituto Retornar e os Amigos Solidários têm realizado uma ação contínua para ajudar famílias em situação de…
Sem categoria

Instituto Retornar abençoou mais de 11 mil pessoas

Instituto Retornar acredita que quanto mais ajudamos, mais somos abençoados para continuar fazendo boas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *