Instituto Retornar

Como ser um amigo virtuoso segundo a palavra

Um amigo virtuoso é um tesouro valioso em nossa vida. É alguém que reflete os princípios da palavra de Deus em seus relacionamentos e se esforça para edificar, encorajar e amar de maneira genuína. 

Ser um amigo virtuoso não é uma tarefa fácil, mas com a orientação da Bíblia e do nosso Pai, podemos desenvolver características que nos tornam amigos fiéis e verdadeiros, que edificam a vida do nosso próximo. 

Características de um amigo virtuoso

Um amigo virtuoso é alguém que valoriza a lealdade. Provérbios 17:17 nos diz: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Um amigo virtuoso está presente tanto nos momentos de alegria, quanto nos de tristeza. Ele compartilha as alegrias do outro e oferece apoio nos momentos difíceis, sendo um verdadeiro irmão de alma.

Além disso, é alguém que sempre está disposto a sacrificar seus próprios interesses e necessidades em benefício do amigo. Ele está pronto para oferecer ajuda, suporte e conselho, colocando as necessidades do outro acima das suas próprias. 

“Melhor é serem dois do que um… Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se” (Eclesiastes 4:9-10)

É alguém que oferece encorajamento e apoio. 1 Tessalonicenses 5:11 nos exorta a “encorajarmo-nos e edificar-nos uns aos outros“. Um amigo virtuoso é aquele que motiva e inspira, fortalecendo a fé e encorajando o amigo a perseguir seus sonhos e objetivos. Ele está sempre presente para ouvir, aconselhar e animar.

Ser compassivo e solidário também faz parte das características do amigo virtuoso. Deus nos ensina a compartilhar o fardo uns com os outros e a mostrar compaixão pelos necessitados. Ele nos chama a demonstrar bondade, cuidado e apoio aos nossos amigos, assim como Ele o faz conosco: Salmo 86:15 nos diz: “Tu, Senhor, és um Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade”.

“Há amigos que são mais chegados que um irmão” (Provérbios 18:24). Ser um amigo virtuoso envolve cultivar um senso de intimidade e proximidade, onde a amizade se torna uma extensão da própria família.

Ao seguirmos o exemplo de Deus e aplicarmos esses princípios em nossas amizades, seremos amigos virtuosos que refletem o amor e a bondade de Deus. Que possamos buscar a sabedoria e a orientação de Deus em todas as nossas interações e relacionamentos, a fim de honrá-Lo e abençoar aqueles ao nosso redor. 

Cultive amizades virtuosas que perdurem, celebre as alegrias e caminhe lado a lado nas dificuldades, espalhando o amor e a graça de Deus.

Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?

Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar. 

Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Doação de alimentos em Arapongas-PR

O Instituto Retornar, em parceria com a Igreja Evangélica Reformada de Arapongas, doou alimentos para muitas famílias
Sem categoria

Rio Branco, no Acre: Famílias abençoadas com alimentos

Em Rio Branco, Acre, o Instituto Retornar e os Amigos Solidários têm realizado uma ação contínua para ajudar famílias em situação de…
Sem categoria

Instituto Retornar abençoou mais de 11 mil pessoas

Instituto Retornar acredita que quanto mais ajudamos, mais somos abençoados para continuar fazendo boas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *