Instituto Retornar

O papel do pai na vida dos filhos

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” Provérbios 22:6 

Como pais, temos a responsabilidade primária de construir uma fundação de fé para os filhos. Independente das circunstâncias, estamos construindo uma figura de fé para nossos filhos todos os dias. Cada palavra, cada ação e cada reação faz parte dessa construção. 

Pode ser assustador viver o dia a dia da paternidade. Independente se você está no meio de noites insones com um bebê, gerenciando os deveres de casa, as atividades escolares ou até mesmo instruindo o filho em como aprender a dirigir, a paternidade é um trabalho duro. Devemos nos lembrar que Deus não espera que façamos isso sozinhos – Ele ama nossos filhos mais do que possamos imaginar! 

Eis maneiras simples de mostrar Deus para seus filhos:

Ore com e por seus filhos. 

Todos os dias. Para criar uma fundação de fé para seus filhos, a oração consistente é essencial. Ore com eles e com eles. Todos os dias. Nunca pare de orar por seus filhos. Não deixe as circunstâncias atuais ofuscarem o poder de Deus. Mesmo que seu filho esteja fugindo de Deus, Ele está sempre a uma oração de distância deles. A oração pode mudar tudo.

Nunca é tarde demais para começar a investir na fé dos seus filhos. Também nunca é cedo demais para começar. Estabeleça a trajetória de fé para seus filhos e comece a direcioná-los para Deus agora.

Não faça isso sozinho: 

Eles dizem que é preciso uma aldeia para criar crianças. Você precisa de pessoas na sua vida para mostrar às crianças a direção certa. Frequentar a igreja como uma família. Servir na igreja como uma família. Participar de um grupo pequeno cheio de pessoas que podem te guiar através das fases da paternidade. Todos nós precisamos da comunidade, e é crucial para você e seus filhos terem força e fé baseada no relacionamento.

Use palavras agradáveis com seus filhos: 

“As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.”— Provérbios 16:24

Muitas vezes chegamos em momentos turbulentos na criação de nossos filhos. A primeira ação é gritar ou ser rude, mas a bíblia nos mostra que devemos ser agradáveis ao falar, pois trazem cura e perdão. 

Antes de dizer qualquer coisa sobre o comportamento de seu filho, pense em seu coração. Palavras duras sobre eles geralmente encontram seu caminho para o coração.

  1. Pergunte a si mesmo, “minhas palavras vão motivá-lo ou desencorajá-los?”
  2. Ao falar com seus filhos pense no que você pode construir para o caminho deles, pois suas palavras vão construir sua jornada. 

Seja um pai presente:

Na vida da família, os pais são os responsáveis pela formação moral e espiritual dos filhos. O modo como os filhos são educados se revela nos seus padrões de comportamento quando se tornam adultos. A presença da figura paterna é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo. Ela oferece uma espécie de sustentáculo afetivo. Nesse sentido, a ausência da figura do pai é um problema grave para a família. 

O pai cristão é uma referência de segurança para eles, de equilíbrio, controle das emoções e de estabelecimento de prioridades para a vida.

“Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito”. 1 Timóteo 3:4 

Além disso, de modo geral, os pais transmitem aos filhos valores quanto à bondade, à gentileza, o falar correto, dentre muitos outros. Infelizmente, quando isso é esquecido, o resultado pode ser desastroso. 

Mensagem para os pais: 

A paternidade é muito mais do que apenas prover materialmente; é um compromisso constante com a formação e o crescimento dos filhos, tanto no aspecto moral quanto no intelectual. É na convivência diária e na orientação que os pais têm a oportunidade de transmitir valores, princípios e ensinamentos essenciais para a vida de seus filhos. Nesse contexto, ser comunicador amoroso é fundamental, demonstrando afeto, compreensão e disponibilidade para ouvir, fortalecendo os vínculos afetivos e a confiança mútua.

No entanto, é importante reconhecer que ser pai é uma tarefa desafiadora e complexa, que não deve ser enfrentada sozinha, sem o apoio de nosso Pai que está no céu. Pelo contrário, é imprescindível buscar a sabedoria de Deus através da oração, reconhecendo nossa dependência do Criador para guiar e capacitar em nossa missão paterna. Ao nos humilharmos diante de Deus e depositarmos nossa confiança nele, nos tornamos instrumentos nas mãos do Altíssimo, capazes de conduzir nossas famílias com sabedoria, discernimento e amor.

Faça o seu Dia de Retornar

Participe desse movimento de amor e solidariedade você também!

Basta tomar uma atitude e fazer o bem para alguém que precisa! E não importa quem, pois o amor genuíno ao irmão sempre encontra espaço para ser gerado e compartilhado.

Compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marque o perfil do Instituto Retornar (@institutoretornar). 

Vamos encher o mundo de amor e solidariedade!


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *