Instituto RetornarUncategorized

Lições de amizade verdadeira trazidas pela Bíblia

A Bíblia é repleta de exemplos que testificam o valor da amizade verdadeira e nos ensina lições valiosas sobre ela. Ela nos mostra que amigos leais estão ao nosso lado em todos os momentos, compartilhando alegrias e tristezas. 

A verdadeira amizade é marcada pela lealdade, apoio mútuo e companheirismo. Amigos verdadeiros são honestos e capazes de oferecer compreensão construtiva quando necessário. Eles têm empatia, alegrando-se com nossas vitórias e chorando conosco nas  derrotas. 

Além disso, a Bíblia nos encoraja a perdoar e buscar a reconciliação, fortalecendo ainda mais os laços de amizade. Essas lições nos lembram da importância de cultivar relacionamentos genuínos e solidários, trazendo alegria e conforto em nossas vidas. 

A Bíblia é repleta de exemplos de amizades verdadeiras. Como a história de Davi e Jônatas que mantiveram uma amizade profunda e leal. 

E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” (1 Samuel 18:1) 

Jesus Cristo é o maior exemplo de amizade verdadeira.

Ele demonstrou seu amor e amizade incondicional ao dar sua vida por nós, mesmo com todos os nossos defeitos. Ele morreu em nosso lugar porque é um verdadeiro amigo. “Ninguém tem maior amor do que este; de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). 

Ele também nos chama de amigos em João 15:15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. 

Algumas caraterísticas da amizade verdadeira segundo a Bíblia são:

  • Amor – o amor é a chave para qualquer bom relacionamento; a verdadeira amizade é firmada no amor fraternal: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”  (Provérbios 17:17). 
  • União – os amigos gostam de estar juntos e defendem um ao outro; a partilha de interesses ajuda a ficar mais unidos: “E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:12) 
  • Respeito – um amigo não é um meio para atingir um fim, tem valor em si mesmo; a amizade verdadeira respeita o valor da pessoa e procura seu bem: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” (Romanos 12:10) 
  • Honestidade – a mentira destrói amizades; o amigo diz a verdade em amor, mesmo quando o outro não vai gostar, para seu bem: “Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.” (Provérbios 27: 5-6) 
  • Ajuda – o amigo verdadeiro ajuda seu companheiro quando sabe que está passando por dificuldades ou problemas: “Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe” (Provérbios 27:10) 
  • Confiança – na amizade verdadeira não há lugar para inveja, fofoca nem traição; um amigo verdadeiro não é perfeito mas é uma pessoa confiável: “O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos.” (Provérbios 16:28). 

Jesus é a demonstração mais linda e perfeita de uma amizade verdadeira. Por causa do sacrifício de Jesus, nós podemos ser amigos de Deus. O pecado já não separa quem é salvo da amizade com Deus. Isso significa que podemos ter um relacionamento de verdadeira intimidade, união e amor com Deus. Que privilégio!

Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?
Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *