Instituto Retornar

Paraciclismo: conheça a paratleta Fabiana Ventura

O time de paraciclismo da Retornar tem mais um reforço! A mais nova integrante do time Retornar tem uma história inspiradora de superação através do esporte. 

Fabiana nasceu com uma deficiência congênita na mão direita e, desde criança, encontrou na prática esportiva uma forma de romper barreiras e superar preconceitos.

“O esporte é muito importante para a vida do ser humano, e principalmente para mim, pois ele me ajuda tanto com a minha vida, com a minha saúde física, como mental, psicológica e social”. – Fabiana Ventura

Com sua determinação e talento, Fabiana já conquistou várias medalhas e cinturões no jiu-jítsu adaptado para pessoas com deficiência e, em 2021, descobriu o paraciclismo. Desde então, se tornou uma atleta profissional e já conquistou grandes resultados.

Em pouco tempo, Fabiana conquistou o segundo lugar no ranking nacional e o décimo sétimo no ranking internacional em 2022. Em 2023, ficou em quarto lugar na Copa Brasil e em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Pista. 

Casada e mãe de uma menina de nove anos chamada Mayra, além da família que é seu grande incentivo para seguir em frente, ela vê que a sua fé em Deus é um grande sustento em sua jornada como atleta:

“Eu não tenho dúvida que Deus estava ali comigo. Eu tive, ali, vinte minutos para aprender a andar naquele velódromo e ainda conquistei o pódio, então foi emocionante, gratificante e que, sem a ajuda de Deus, eu não teria conseguido”. – Fabiana Ventura

Como está escrito na Bíblia, “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Para Fabiana, ser paratleta é um sonho que ela busca realizar com muita dedicação e esforço. Seus objetivos para os próximos anos são continuar treinando e melhorando seus resultados e ser convocada para representar o Brasil no paraciclismo nos mundiais e Paralimpíadas de 2024 em Paris. 

Como ela mesma diz, “eu sei que com a ajuda de Deus e de todos que me apoiam, eu posso chegar lá”.

Sua história de determinação e superação nos mostra como Deus é poderoso. Quem crê Nele chega longe. Por isso, o Instituto Retornar se sente muito honrado em apoiar e servir como instrumento do Pai para realizar os sonhos da Fabiana de ir além!

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.

Dica Retornar

Se você ainda não sabe como levar esse ciclo de amor adiante, nós podemos ajudar! Afinal, FAZER O BEM FAZ BEM e está a poucos cliques de distância! 

Você já conhece essa campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento! 


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *