Instituto Retornar

O tempo de Deus: o que aprender a esperar nos ensina sobre fé

Tempo de Deus: quem nunca ouviu alguém falar sobre isso quando estamos atribulados ou ansiosos por algum sinal ou providência?

Apesar dos conselhos, normalmente temos dificuldade de compreender e de aceitar o tão falado tempo de Deus, já que somos criados no imediatismo e no anseio de que tudo atenda às nossas expectativas no momento em que desejamos. 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

Eclesiastes 3:1


No entanto, esquecemos que na realidade essa espera é necessária para que as coisas corram como planejado. O que nos traz um ensinamento interessante para a vida: tudo tem seu tempo e o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens.

E ainda que a espera nos cause irritação ou nos leve a questionar os planos do Senhor, devemos nos lembrar de que seguir seus caminhos e confiar em seus preceitos não é, de fato, uma tarefa fácil.

Mas Deus não nos abandona mesmo durante a tribulação. Ele está conosco ainda que os olhos humanos tenham dificuldade de reconhecer sua presença e bondade.

Por meio das escrituras, o Pai nos orienta a traçar o caminho firmado na fé irrestrita, afinal Deus não disse que seria fácil, mas, sim, que valeria a pena! 

Assim, o que resta a cada cristão é firmar sua confiança naquele que nunca falha, esperar com grande amor o tempo de Deus, ser grato pela espera e pela oportunidade de transformação que ela nos oferece.

“Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência”

Salmo 37:7

Mas, na prática, essa é uma tarefa difícil. Principalmente, em mundo tão conectado, que nos cobra diariamente agilidade, atenção e imediatismo em nossas ações.

Dito isso, nos questionamos: como esperar o tempo de Deus agir em nossas vidas?

O Senhor detém o controle de todas as coisas

Algo primordial a ser considerado é que tudo está debaixo do controle de Deus. Devemos encontrar conforto em saber que nossa vida foi escrita no livro do Senhor antes sequer de existirmos.

Ou seja, nosso futuro não é um caminho de caos e incertezas, mas uma jornada de altos e baixos. Por isso, devemos procurar viver o hoje, sem nos preocuparmos com o amanhã. 

“Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”

2 Pedro 3:8

A ansiedade não leva a nada

O processo de espera, muitas vezes, nos traz questionamentos sobre a efetividade das ações de Deus, trazendo para nossa vida momentos de aflição e tristeza. 

Apesar da ansiedade ser um sentimento humano comum, ela não faz qualquer sentido quando confiamos Nele. 

Dessa forma, é necessário desenvolver a paciência, virtude espiritual fundamental para que possamos esperar pelo tempo de Deus e ter a coragem para enfrentar as dificuldades que aparecem no caminho. (cf. Gálatas 5:22)

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro”

Salmo 40:1

Tenha uma outra visão do que te causa dor

Uma atitude que pode nos ajudar a ser paciente e esperar o tempo de Deus é mudar a nossa perspectiva sobre as situações. Aprenda a rir das circunstâncias e de você mesmo! 

Procure os aspectos engraçados e irônicos, pois podem ajudar a enxergar as coisas com maior paz e viver com menos tensões. 

Além disso, valorize o sentimento de amor ao próximo e àquilo que é importante para você. O amor reforça a nossa esperança e a nossa fé. 

Nos preocupamos com o outro, suas necessidades, desejos, dores e pontos de vista, enfim, colocamos em prática o ensinamento de amor ao próximo, ensinado por Jesus. 

“O coração alegre é como um bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”

Provérbios 17:22

Saiba que tudo tem o momento certo

Ao esperar o tempo de Deus, devemos ter a certeza de que Ele nos ouve e age no momento certo. Note que o tempo não é cedo demais nem tarde demais, mas é o tempo oportuno. Ao fazermos isso, recebemos a misericórdia e encontramos a graça, através da oração.

 “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno”

Hebreus 4:16

Quando esperamos o tempo de Deus devemos saber que, “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito – Romanos 8:28.” 

Devemos olhar para os acontecimentos e situações e enxergar que as ações divinas estão trabalhando positivamente para recebermos as bênçãos que nos são cabíveis. 

Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te ajudar a viver uma vida cristã de forma plena!

E também acompanhe-nos em nossas redes sociais para conferir as ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!
Instagram
Facebook
TikTok

Related posts
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia
Instituto Retornar

Política e a responsabilidade do cristão

Na interseção entre a fé cristã e a esfera política, emerge um chamado claro à responsabilidade cívica. Este texto explora o papel…

7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *