Instituto Retornar

Virtudes de um bom amigo

Ter amigos verdadeiros que nos apoiam, encorajam e compartilham momentos conosco é uma bênção inestimável. 

Conhecer essas virtudes pode fortalecer os relacionamentos e edificar a fé. Afinal, a amizade é um reflexo do amor e da comunhão que temos com nosso Senhor.

Um Amigo que Permanece

Assim como Deus é fiel e nunca nos abandona, um amigo verdadeiro está ao nosso lado nos momentos de alegria e de tristeza, compartilhando nossas vitórias e confortando-nos em nossas dificuldades. 

Eles nos ouvem com atenção e compaixão, oferecendo o apoio necessário e sendo um ombro amigo para chorarmos. Além disso, um bom amigo é alguém que nos encoraja e nos motiva a buscar o melhor em todas as áreas da vida.

“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” Provérbios 17:17

Eles nos incentivam a crescer espiritualmente, a desenvolver nossos talentos e a alcançar nossos sonhos. Da mesma forma, como cristãos, somos chamados a estimular uns aos outros para o amor e as boas obras, sempre apontando uns aos outros para a verdade e os princípios de Deus.

Um amigo se importa: 

Um bom amigo é alguém que se importa genuinamente com as necessidades físicas, emocionais e espirituais do outro. Ele estende a mão para ajudar, ouve com empatia e oferece conforto nos momentos de aflição.

Jesus Cristo é o exemplo máximo de compaixão. Ele se preocupava com as pessoas ao Seu redor e demonstrava amor incondicional. 

Em Colossenses 3:12-14, somos chamados a sermos compassivos uns com os outros, assim como Cristo é conosco. 

Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. (Colossenses 3:12-14)

Um amigo caminha junto na fé

A lealdade é uma virtude essencial para um bom amigo cristão. A amizade baseada em Cristo transcende as circunstâncias e permanece firme em todas as estações da vida. 

Em Provérbios 18:24, lemos: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.”  

Um bom amigo é aquele que caminha ao seu lado, compartilha sua fé e o encoraja a se manter firme nos princípios bíblicos. A lealdade mútua é uma base sólida para o crescimento espiritual e uma relação frutífera.

Um amigo vive na verdade: 

A honestidade é uma virtude que constrói confiança e mantém relacionamentos saudáveis. Como cristãos, somos chamados a viver em integridade e a falar a verdade em amor assim como diz em Efésios 4:15: 

“Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça.”

Um bom amigo é alguém que nos corrige com amor e sabedoria quando estamos errados, sempre buscando nosso bem-estar espiritual. 

Assim como Deus nos chama a viver de acordo com os Seus mandamentos, um amigo verdadeiro nos guia para uma vida de retidão e santidade, lembrando-nos dos princípios eternos e nos ajudando a permanecer firmes na fé.

Um amigo intercede e apoia: 

Ter um amigo para orar com você e por você é edificador para nossa vida espiritual, emocional e física.  A oração é uma poderosa ferramenta de comunhão com Deus, e um bom amigo valoriza esse aspecto.

Em Filipenses 4:6, somos exortados a “nada fazer por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

Um bom amigo está disposto a interceder e orar uns pelos outros. Ele oferece suporte espiritual, compartilha palavras de encorajamento e fortalece a fé do outro em tempos de dificuldade.


Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?
Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

Participe desse movimento de amor e solidariedade você também!

Basta tomar uma atitude e fazer o bem para alguém que precisa! E não importa quem, pois o amor genuíno ao irmão sempre encontra espaço para ser gerado e compartilhado.

Compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marque o perfil do Instituto Retornar (@institutoretornar). 

Vamos encher o mundo de amor e solidariedade!


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Instituto Retornar

Instituto Retornar: confira as ações realizadas em Fevereiro

A missão do Instituto Retornar é transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede de amor, compaixão e generosidade.
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *