O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por acreditar nisso, o Instituto Retornar doou 70 kimonos infantis para o Projeto Tribo de Zion, localizado em Porto Velho, Rondônia.
A organização atua desde 2018 e oferece aulas de jiu-jitsu para crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O projeto é totalmente voluntário e ensina aos alunos muito mais do que a arte marcial.
“Não cobramos mensalidade. O que cobramos das crianças é o bom comportamento, boas notas e o desempenho tanto no tatame quanto na escola”, contou Rodrigo Reis, coordenador do projeto.
O projeto vem crescendo e há tempos buscava ajuda para a uniformização das turmas.
Os alunos vinham treinando sem kimonos ou com peças antigas, incompletas e em mau estado de conservação. A falta dos uniformes também dificultava e às vezes até impedia a participação das crianças em campeonatos, o que chamou a atenção do Instituto Retornar.
“Antes, eles tinham que emprestar kimonos uns para os outros e, mesmo assim, muitas vezes, os kimonos não eram aprovados nas competições, pois estavam manchados e até rasgados”, contou o coordenador do projeto, Rodrigo Reis.
Mas, com a doação feita pelo Instituto Retornar, isso não acontecerá mais. Desde o dia da entrega, os uniformes já estão em uso, fazendo a alegria da garotada. Confira imagens desta ação incrível no vídeo abaixo.
Para acompanhar mais ações realizadas pelo Instituto Retornar, acesse à página do Youtube e veja como você pode fazer parte desta mudança!
Nós acreditamos no círculo de amor, vamos juntos mudar a vida daqueles que mais precisam. Acesse a guia sobre o Instituto aqui no Portal e veja a nossa história.