A última semana de Jesus foi uma época de despedidas que misturava alegria e tristeza, doação e generosidade, traições e oração que moveu o céu. Ele passou os últimos dias de sua vida com seus amigos amados, que se tornaram familiares.
Esses momentos eram indescritíveis, quando ele olhava com carinho para o rosto de seus amigos que estavam com o nome gravado em seu coração.
Houve 4 acontecimentos que simbolizam os ensinamentos que Ele deixou para nós aqui na Terra: Lavar os pés de Jesus, Traição de Judas, A Última Ceia Do Senhor e a Oração no Getsêmani.
Ungido para a sepultura
Enquanto jantavam juntos uma noite durante a última semana da vida de Jesus, Maria, a mulher que passava o tempo aos pés de Jesus, aproximou-se Dele com uma herança de família em suas mãos.
“Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada.” João 12:3
A história de Maria é lembrada como um exemplo de amor e adoração a Deus e a Jesus, é um modelo de humildade e serviço cristão.
Traição de Judas
A traição de Judas aconteceu durante a última ceia, quando Jesus anunciou que um dos seus discípulos o trairia. Mais tarde, na noite da quinta-feira, Judas levou um grupo de soldados romanos e líderes religiosos até o Jardim do Getsêmani, onde todos se reuniam.
“Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse: — Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.’’ Mateus 26:14-16
A traição de Judas é lembrada como um dos eventos mais tristes e trágicos da história cristã. Judas é frequentemente lembrado como um exemplo de traição e ganância, mas também é lembrado como um exemplo de arrependimento e remorso.
Última ceia
A Santa Ceia é um evento que ocorreu durante a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes de sua crucificação. Durante a refeição, Ele deu graça, partiu o pão e ofereceu aos seus discípulos, dizendo:
“Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Em seguida, Ele pegou o cálice com vinho, agradeceu a Deus e ofereceu-o aos seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados”. Mateus 26:26-28
Durante a Santa Ceia, os participantes compartilham pão e vinho, que representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, respectivamente. O pão é geralmente um pedaço de pão consagrado, enquanto o vinho é geralmente um pouco de vinho consagrado.
Oração de Jesus em Getsêmani
A oração de Jesus no Getsêmani é um momento de profunda angústia para Jesus antes de sua crucificação. Jesus, após a última ceia com seus discípulos, foi ao jardim do Getsêmani, localizado no Monte das Oliveiras, para orar. Jesus estava profundamente angustiado e triste, pois sabia que seria preso e crucificado em breve.
Na sua oração, Jesus disse:
…”Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. – Mateus 26:39
Ele se referia à sua morte iminente e pedia que, se houvesse outra maneira de salvar a humanidade, que Deus a fizesse.
Mesmo enfrentando grande tristeza, angústia e dor, Jesus submete-se à vontade de Deus, mostrando sua confiança e submissão em relação ao plano divino. Cumprindo assim o propósito de Deus para a vida dEle aqui na Terra.
A importância da ceia do Senhor
A Bíblia ensina que a Ceia do Senhor é o ato memorial de extrema importância, pois demonstra a libertação do pecado, da morte e o acesso ao Senhor por meio do sacrifício de Jesus, a esperança da vida eterna. Celebramos a Ceia até que Jesus volte, pois foi assim que Ele instituiu.
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” – 1 Coríntios 11:26
No Antigo Testamento havia a páscoa judaica, na qual era um memorial sobre a libertação do povo do Egito e a esperança da terra prometida.
No Novo Testamento, Jesus, não só institui, mas ordena que a Ceia seja celebrada até à Sua volta, portanto é um ato memorial de extrema importância para a vida do cristão.
Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te auxiliar a viver uma vida de forma plena conforme Deus planejou!
Acompanhe também as nossas redes sociais para conferir mais ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!
Instagram | Facebook | TikTok | Youtube
Dica Retornar
Se você ainda não sabe como levar esse ciclo de amor adiante, nós podemos ajudar! Afinal, FAZER O BEM FAZ BEM e está a poucos cliques de distância!
Você já conhece essa campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento!