Instituto Retornar

A última semana de Jesus

A última semana de Jesus foi uma época de despedidas que misturava alegria e tristeza, doação e generosidade, traições e oração que moveu o céu. Ele passou os últimos dias de sua vida com seus amigos amados, que se tornaram familiares. 

Esses momentos eram indescritíveis, quando ele olhava com carinho para o rosto de seus amigos que estavam com o nome gravado em seu coração. 

Houve 4 acontecimentos que simbolizam os ensinamentos que Ele deixou para nós aqui na Terra: Lavar os pés de Jesus, Traição de Judas, A Última Ceia Do Senhor e a Oração no Getsêmani. 

Ungido para a sepultura

Enquanto jantavam juntos uma noite durante a última semana da vida de Jesus, Maria, a mulher que passava o tempo aos pés de Jesus, aproximou-se Dele com uma herança de família em suas mãos.

“Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada.” João 12:3

A história de Maria é lembrada como um exemplo de amor e adoração a Deus e a Jesus, é um modelo de humildade e serviço cristão.

Traição de Judas

A traição de Judas aconteceu durante a última ceia, quando Jesus anunciou que um dos seus discípulos o trairia. Mais tarde, na noite da quinta-feira, Judas levou um grupo de soldados romanos e líderes religiosos até o Jardim do Getsêmani, onde todos se reuniam.

“Então um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os chefes dos sacerdotes. Ele disse: — Quanto vocês me pagam para eu lhes entregar Jesus? E eles lhe pagaram trinta moedas de prata. E daí em diante Judas ficou procurando uma oportunidade para entregar Jesus.’’  Mateus 26:14-16

A traição de Judas é lembrada como um dos eventos mais tristes e trágicos da história cristã. Judas é frequentemente lembrado como um exemplo de traição e ganância, mas também é lembrado como um exemplo de arrependimento e remorso.

Última ceia

A Santa Ceia é um evento que ocorreu durante a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes de sua crucificação. Durante a refeição, Ele deu graça, partiu o pão e ofereceu aos seus discípulos, dizendo: 

“Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Em seguida, Ele pegou o cálice com vinho, agradeceu a Deus e ofereceu-o aos seus discípulos, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados”. Mateus 26:26-28

Durante a Santa Ceia, os participantes compartilham pão e vinho, que representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, respectivamente. O pão é geralmente um pedaço de pão consagrado, enquanto o vinho é geralmente um pouco de vinho consagrado.

Oração de Jesus em Getsêmani

A oração de Jesus no Getsêmani é um momento de profunda angústia para Jesus antes de sua crucificação. Jesus, após a última ceia com seus discípulos, foi ao jardim do Getsêmani, localizado no Monte das Oliveiras, para orar. Jesus estava profundamente angustiado e triste, pois sabia que seria preso e crucificado em breve.

Na sua oração, Jesus disse: 

…”Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. – Mateus 26:39

Ele se referia à sua morte iminente e pedia que, se houvesse outra maneira de salvar a humanidade, que Deus a fizesse.

Mesmo enfrentando grande tristeza, angústia e dor, Jesus submete-se à vontade de Deus, mostrando sua confiança e submissão em relação ao plano divino. Cumprindo assim o propósito de Deus para a vida dEle aqui na Terra. 

A importância da ceia do Senhor 

A Bíblia ensina que a Ceia do Senhor é o ato memorial de extrema importância, pois demonstra a libertação do pecado, da morte e o acesso ao Senhor por meio do sacrifício de Jesus, a esperança da vida eterna. Celebramos a Ceia até que Jesus volte, pois foi assim que Ele instituiu.

“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” – 1 Coríntios 11:26

No Antigo Testamento havia a páscoa judaica, na qual era um memorial sobre a libertação do povo do Egito e a esperança da terra prometida.

No Novo Testamento, Jesus, não só institui, mas ordena que a Ceia seja celebrada até à Sua volta, portanto é um ato memorial de extrema importância para a vida do cristão.


Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te auxiliar  a viver uma vida de forma plena conforme Deus planejou!

Acompanhe também as nossas redes sociais para conferir mais ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!

Instagram | Facebook | TikTok | Youtube 


Dica Retornar

Se você ainda não sabe como levar esse ciclo de amor adiante, nós podemos ajudar! Afinal, FAZER O BEM FAZ BEM e está a poucos cliques de distância! 

Você já conhece essa campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento! 

Related posts
Sem categoria

Doação de alimentos em Arapongas-PR

O Instituto Retornar, em parceria com a Igreja Evangélica Reformada de Arapongas, doou alimentos para muitas famílias
Sem categoria

Rio Branco, no Acre: Famílias abençoadas com alimentos

Em Rio Branco, Acre, o Instituto Retornar e os Amigos Solidários têm realizado uma ação contínua para ajudar famílias em situação de…
Sem categoria

Instituto Retornar abençoou mais de 11 mil pessoas

Instituto Retornar acredita que quanto mais ajudamos, mais somos abençoados para continuar fazendo boas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *