A verdadeira amizade é um presente de Deus e uma manifestação de seu amor por nós. Nas escrituras sagradas encontramos uma parábola sobre o paralítico de Cafarnaum, que com a ajuda e fé de seus amigos foi curado.
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.” – Eclesiastes em 6:14
Jesus estava reunido na casa de Simão Pedro, quando as pessoas ficaram sabendo e se aproximaram para ouvi-Lo. Era tanta gente que a porta principal da casa ficou lotada, ninguém podia mais entrar ou sair, a não ser quando a reunião terminasse.
Porém, quatro homens apressados e decididos a falar com Jesus surgem entre a multidão, carregavam uma maca e nela estava deitado um paralítico, impossibilitado de movimentar pernas, braços e de voz prejudicada. Naquele momento seus amigos eram as “mãos, pés e voz” dele.
Eles queriam falar com Jesus, precisavam falar com Ele. Só que apesar da urgência e do estado, ninguém deu passagem.
Nem todos têm sensibilidade para perceber as necessidades do outro e encará-las com a mesma dor de quem a vive e ainda que o problema seja visível, poucos se dispõem a ajudar.
No caso do paralítico de Cafarnaum, os quatro amigos foram sensíveis e determinados na busca pela felicidade do semelhante.
‘’Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.’’ – Marcos 2:4
De forma admirável, eles empreenderam tempo e esforço em busca de algo que parecia difícil de se realizar. Para a multidão, aquele era um caso perdido. Mas, no coração dos amigos do paralítico, a fé já havia brotado, criado raízes, e agora, eles estavam ali, em busca do fruto da fé. Tinham certeza que estavam na hora e no lugar certo e nada poderia lhes impedir de ver o milagre.
Os amigos são importantes, pois servem como confidentes, conselheiros e são solidários. Quando desenvolvemos amizades, também podemos precisar demonstrar, através de nossas ações, que nos importamos.
Você tem um amigo que precisa da sua atenção e cuidado hoje? Você deixou de lado alguém que Deus providenciou para compartilhar as suas alegrias e tristezas?
Pense neles. Procure-os para revigorar essa amizade ainda hoje.
Lembre-se: “é melhor haver dois do que um”, porque um amigo pode duplicar a nossa alegria e compartilhar do nosso sofrimento.
‘‘O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.’’ – Provérbios 17:17
Dia de Retornar
O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.
O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!
Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.
Acesse o blog ou confira outras ações do Dia de Retornar em nosso Instagram. Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!