Instituto Retornar

Generosidade, uma ação de fé

Generosidade é uma ação que permeia todo o livro sagrado e se você ainda tem dúvidas sobre o que Deus diz sobre o assunto, a resposta é enfática: Ele é totalmente favorável! Trouxemos aqui passagens da Bíblia para ilustrar como sermos generosos em nosso dia a dia pode transformar vidas.

Generosidade é uma característica de quem ama a Deus. Em troca, Ele nos dá recursos (emocionais e financeiros) para nosso sustento e para abençoarmos outras pessoas. Quem ama a Deus entende que deve acolher as pessoas à sua volta e quer lhes abençoar.

Uma forma de abençoar é ser generoso. Somos chamados a ajudar as pessoas com suas necessidades espirituais e suas necessidades práticas, pois é o símbolo do amor de Deus em suas ações.

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. ” 1 João 3:17,18

Aqui na Retornar acreditamos que quanto mais ajudamos, mais somos abençoados para continuar fazendo boas obras. Essa é a missão primária do Instituto Retornar: transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede global de amor, compaixão e generosidade, com alegria em tudo que fazemos. Acesse a página e conheça mais sobre nosso trabalho.

Agradando a Deus com a generosidade

A Bíblia nos incentiva a sermos generosos de maneira voluntária e com a motivação correta. Além disso, ela diz que o ato de dar algo a alguém não beneficia apenas quem recebe, mas também aquele que dá.


Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”Atos 20:35

O ato de realizar uma boa ação “de coração” ou seja, pela sua boa vontade, faz parte dos mandamentos deixados por Jesus, reforçando o que Deus aprova em nossas atitudes. 

Quem ajuda generosamente alguém necessitado está colaborando com Deus, que vê esse momento único como um empréstimo sendo feito diretamente a Ele.

A generosidade pode desagradar o Senhor?

Mas se o motivo da ação generosa não for genuíno, isso desagrada o Senhor. Por exemplo, ser bom apenas para impressionar as pessoas ao seu redor ou oferecer ajuda esperando receber algo em troca ou esperando redenção. A generosidade não é uma moeda de troca, mas um ato de amor.

Confira algumas reflexões sobre o que é a generosidade aos olhos do Pai e como devemos colocá-la em prática:

1 – A generosidade nos ensina a não ser avarentos 

Nosso sustento vem de Deus. Muitas pessoas não são generosas porque têm medo de ficar sem nada, mas Ele promete suprir as necessidades de quem é generoso, pois as pessoas são mais importantes que dinheiro e bens.

“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” – Provérbios 11:25

2 – Ser generoso com aquele que crê

Quem ama Jesus pertence à mesma família e está ligado por um amor muito especial. Por isso, é importante olhar para o irmão, especialmente àqueles que estão na caminhada junto com você, e ajudar sempre que possível. 


Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuem segundo a necessidade de cada um.”Atos dos Apóstolos 4:34-35

3 – Economia invertida

Na lógica da economia de Deus, a divisão gera multiplicação. Quem tem muito e não divide, sempre acha que não tem o suficiente. Mas aquele que é generoso tem sempre mais para compartilhar, pois está liberto do culto ao dinheiro e do medo da pobreza.

“Há quem dê generosamente e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” Provérbios 11:24

4 – Resultados da generosidade

Ao ser generoso, Deus nos fala em Atos 20:35 que tanto quem dá como quem recebe ficam alegres, ou seja, a generosidade gera alegria. É uma ação de graça também, pois quem recebe louvará a Deus (2 Coríntios 9:12). Além disso, é uma demonstração de amor, pois a generosidade aproxima as pessoas (2 Coríntios 9:14), que recebem a bênção do Pai, uma vez que Deus abençoa quem dá com generosidade (2 Coríntios 9:14)

5 – É possível transformar a generosidade em hábito?

A generosidade deve ser praticada para se tornar natural. Não pode ser uma obrigação imposta por algo ou alguém. Faça no seu limite e conforme a sua vontade.

Mas uma recomendação relevante é contribuir com alguém com regularidade e compromisso, facilitando o processo de tornar a generosidade um verdadeiro hábito em sua vida. 

E o mais importante: procure sabedoria. Analise e descubra qual a melhor maneira de ajudar antes de se comprometer; em alguns casos poderá ser dando dinheiro, comida ou até atenção e carinho; peça sabedoria a Deus para aplicar bem sua generosidade.

Dica Retornar

Fazer o bem faz bem e está a poucos cliques de distância! Você já conhece a campanha? Acesse o site e saiba como você pode contribuir com quem mais precisa a qualquer momento! 

Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te ajudar a viver uma vida cristã de forma plena! E também acompanhe-nos em nossas redes sociais para conferir as ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!

Instagram

Facebook

TikTok

Related posts
Instituto Retornar

Instituto Retornar: confira as ações realizadas em Fevereiro

A missão do Instituto Retornar é transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede de amor, compaixão e generosidade.
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *