Instituto Retornar

O que é ser atleta para você?

Nesta sexta, 10 de fevereiro, se celebra o Dia do Atleta Profissional no Brasil. A celebração existe para homenagear uma das profissões mais antigas do mundo, com os primeiros registros do esporte profissional sendo datados de até 3 mil anos atrás.

Mas para pessoas com deficiência, o Dia do Atleta Profissional tem um prestígio diferente, pois reconhece a habilidade, a dedicação e o espírito de superação. 

Além de reconhecer o valor e o papel que os atletas desempenham na sociedade, bem como a importância de proporcionar oportunidades iguais e acessíveis para que todos possam participar ativamente em esportes e atividades físicas.

Histórico

Ao longo dos anos, o esporte para pessoas com deficiência tem evoluído significativamente e hoje já existem inúmeras competições e eventos esportivos que incluem atletas com deficiência.

Os Jogos Paralímpicos, por exemplo, já fazem parte do calendário mundial e ocorrem a cada quatro anos, logo após os Jogos Olímpicos. 

Competições como essa, de alto nível, ajudam a quebrar estereótipos e a promover a inclusão e a aceitação da diversidade. 

E para compreender o que significa ser atleta convidamos todos os paratletas do time Retornar para compartilhar o que significa ser atleta na vida de cada um.

Para a Mariana Garcia, atleta de paraciclismo, considera que ser atleta “é buscar sempre evoluir, sempre querer mais, ser referência para outras pessoas e o mais gratificante é ser reconhecida.”

Já para o também atleta de paraciclismo Maurício Dourado, é por meio do esporte que se encontra o equilíbrio entre corpo e mente para se tornar um exemplo na sociedade.

O esporte contribuiu para que o Tiago, atleta de paraciclismo, evoluísse como pessoa, se tornando mais focado, competitivo, educado e adquirisse a disciplina, tão importante para a profissão.

Ao se tornar atleta profissional, Josimar Sena, atleta de paraciclismo, conta que reuniu forças para superar todas as dificuldades e seguir em frente. Por isso, considera que o esporte é sua razão de vida.

Da esquerda para direita: Tiago Souza, Mauricio Dourado, Mariana Garcia e Josimar Sena no campeonato paulista de paraciclismo.

Victória Barbosa, nossa atual campeã da Taça Brasil de pista na categoria paraciclismo C2, conta que ser uma profissional do esporte a motiva ser sempre sua melhor versão. 

“É de forma excelente, fazendo o que eu preciso fazer, buscando os resultados que eu preciso ter, buscando meu desempenho, buscando tudo isso para exaltar o nome de Cristo. Abençoar outras pessoas que estão à minha volta e fazer o nome Dele conhecido por onde eu passar.”

Victoria Barbosa, 1º lugar Classe C2 prova 500m e perseguição individual.

Os nossos atletas são uma fonte de inspiração para todos nós. Eles nos mostram que, independentemente de nossas habilidades físicas, todos temos o potencial de superar obstáculos e alcançar nossos objetivos. 

Para Márcia Menezes, atleta de halterofilismo:

“Ser atleta é a emoção de representar o Brasil e trazer medalhas. É alegria de ser inspiração para os que estão começando e poder incentivá-los. Ser atleta, para mim, é amar o que eu faço e fazer com excelência.”

Marcia Menezes, medalha de ouro para o Brasil na Copa do Mundo de halterofilismo.

É hora de reconhecer o valor que eles trazem para nossa sociedade e continuar trabalhando para tornar o esporte cada dia mais acessível e inclusivo a todos.

Assista ao vídeo na íntegra:

A Retornar acredita que o esporte é uma excelente ferramenta de transformação social pois promove a inclusão social e fortalece a individualidade e o protagonismo das pessoas com deficiência para obter sua participação ativa na sociedade.

Acompanhe o nosso Instagram ou acesse nosso blog para conferir outras ações de solidariedade que estão transformando vidas Brasil afora.

Feliz dia do Atleta Profissional!

Related posts
Instituto Retornar

Instituto Retornar: confira as ações realizadas em Fevereiro

A missão do Instituto Retornar é transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede de amor, compaixão e generosidade.
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *