Instituto Retornar

A vinda do Espírito Santo

O dia do Espírito Santo é celebrado no dia 31 de maio, data que marca a descida do Espírito Santo dos céus, sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Esse acontecimento, conhecido como o dia de Pentecostes, representou a presença de Deus de forma marcante em suas vidas, ocorrendo 50 dias após a Páscoa.

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.” Atos 2:1-4

Da mesma maneira que aconteceu com os apóstolos, o poder de Deus continua entre a humanidade, ajudando seus filhos. 

Isso porque, após Jesus retornar à direita de Deus Pai, Ele nos concedeu o Espírito Santo como nosso auxiliador.

“Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.” João 14:16

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

O Espírito Santo é a própria mente de Deus, disponível a você em todos os momentos, porque Ele vive no seu interior a partir do momento que escolhe seguir a Jesus. 

Em Gênesis, quando Deus criou tudo, eram na verdade o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalhando juntos.

No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. Gênesis 1:1-2

Cada um expressa de maneira única a natureza de Deus para nós, mas nenhum é maior do que o outro. No cristianismo, esse conceito três em um é formalmente conhecido como a Trindade, Deus tem três formas diferentes. Há Deus, o Pai, ou apenas Deus. Então há Jesus, o filho de Deus. E existe o Espírito Santo. 

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19

Quando você se torna um seguidor de Cristo, o Espírito Santo entra. Nos tornamos Sua casa. Então, quando Ele fala, sua voz . E se todo esse tempo você estiver ouvindo a voz Dele sem reconhecê-la?

OUVINDO O ESPÍRITO SANTO 

Para ouvir o Espírito Santo requer silêncio interior e atenção cuidadosa. Estar disposto a desacelerar o ritmo frenético da vida e buscar momentos de quietude para nos conectarmos com Deus. 

Quando nos sintonizamos com a voz do Espírito Santo, Ele molda e renova nossos corações. Ele nos convence do pecado, nos encoraja ao arrependimento e nos capacita a viver uma vida de santidade.

Ouvir o Espírito Santo nos traz paz e direção. Suas palavras são como bálsamo para nossas almas, trazendo consolo nas horas de aflição e clareza nos momentos de indecisão. 

Ele nos direciona em nossos relacionamentos, carreiras, tomadas de decisão e em todas as áreas da vida. Ao ouvirmos o Espírito Santo, Ele nos guia pelo caminho da verdade e do propósito.

“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” Romanos 8:26

CONFIANDO NO ESPÍRITO SANTO 

Confiar no Espírito Santo é abrir-se para a maravilhosa presença de Deus em nossas vidas. É reconhecer que há um ser divino, eterno e amoroso que habita em nós e nos guia em cada passo que damos. É encontrar conforto nas horas de incerteza.

Quando confrontados com dúvidas ou dificuldades, encontramos conforto no Espírito Santo – nosso guia para a paz e o consolador em momentos desafiadores.

Confiar no Espírito Santo não significa que seremos isentos de desafios ou tribulações. Pelo contrário, pode nos levar a situações desconhecidas e a territórios inexplorados.

Porém, com a capacitação do Espírito Santo, somos fortalecidos para enfrentar qualquer circunstância com coragem e esperança, conscientes de que Ele está ao nosso lado em todos os momentos.

Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Filipenses 14:13

Confiar no Espírito Santo é uma escolha diária. É um ato de fé que nos liberta do medo e nos fortalece para vivermos plenamente.

 É a chave que abre as portas para uma vida abundante, guiada pelo amor e pela sabedoria divina. 

Ele nos convida a buscar um relacionamento profundo e pessoal com Deus, a conhecer Seus desejos e a viver em comunhão constante. Que possamos confiar no Espírito Santo em todas as áreas de nossas vidas, e permitir que Ele nos conduza em um caminho de paz, alegria e propósito.

“Quando penso em tudo isso, caio de joelhos e oro ao Pai, o Criador de todas as coisas nos céus e na terra. Peço que, da riqueza de sua glória, ele os fortaleça com poder interior por meio de seu Espírito. Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes.” Efésios 13:14-17

Oração:Espírito Santo, sei que estás em mim para me consolar, dirigir, inspirar. Quero depender de ti em todo tempo e estar sensível para ouvir a tua voz, pois sei que é Deus em mim. Por isso, eu aquieto o meu coração e as vozes exteriores para te escutar. Estou pronto para te ouvir. Amém! 


Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?
Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.


Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Instituto Retornar

Instituto Retornar: confira as ações realizadas em Fevereiro

A missão do Instituto Retornar é transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede de amor, compaixão e generosidade.
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *