Instituto Retornar

Construindo uma Família Segundo a Vontade de Deus

O que é essencial para a construção de uma família perante a vontade de Deus e quais os valores de Cristo devemos repassar para os nossos filhos?

A construção de uma família segundo a vontade de Deus é uma busca importante para muitas pessoas de fé cristã pois envolve a incorporação de valores e princípios em todas as esferas da vida familiar. 

O companheirismo, o amor, o respeito, a comunicação aberta, a responsabilidade, juntamente com os valores que Cristo nos deixou, como o amor ao próximo, o perdão, a honestidade, a integridade, a humildade e o serviço, são essenciais para uma família que busca viver segundo a vontade de Deus. 

É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. – Gênesis, 2:24

Em Gênesis 2:18-24, podemos identificar princípios e valores fundamentais que podem orientar a formação e o crescimento de uma família com base nos ensinamentos de Cristo. 

I. O que é essencial para a construção de uma família perante a vontade de Deus:

Companheirismo e unidade

Deus criou o ser humano à Sua imagem e os fez homem e mulher, destacando a importância da complementaridade e união no casamento. 

O companheirismo, a cumplicidade e a união entre marido e mulher são essenciais para a construção de uma família sólida perante a vontade de Deus.

Amor e respeito mútuos

Em Gênesis 2:18-24 Deus enfatiza a importância do amor e do respeito mútuos entre marido e mulher. O amor ágape, que é o amor incondicional e sacrificial exemplificado por Cristo, deve ser a base do relacionamento familiar. 

O respeito mútuo é fundamental para manter a harmonia e a consideração pelas necessidades e opiniões de cada membro da família.

Comunicação aberta e honesta

A comunicação é um elemento vital para a construção de relacionamentos saudáveis na família. É importante que os membros da família se expressem livremente, compartilhem sentimentos, ideias e preocupações, e pratiquem a escuta empática e compreensiva.

Responsabilidade e compromisso

Cada membro da família deve assumir a responsabilidade por suas ações e contribuir para o bem-estar da família como um todo.

Isso inclui cuidar dos filhos, honrar os compromissos familiares, compartilhar responsabilidades domésticas e demonstrar compromisso com o relacionamento familiar.

Em falar em filhos, algo muito importante que Deus nos passou é gerar descendentes. Pessoas que possam carregar os nossos ensinamentos adiante e levar a palavra do Senhor cada vez mais longe.

Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:

Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. – (Gênesis, 1:27-28)

E como cristãos, devemos passar bons valores aos nossos filhos, a fim de instruí-los no caminho de Deus e os ajudar a fazerem boas escolhas.

Amor ao próximo e bondade

Jesus ensinou a importância de amar e cuidar do próximo, incluindo os necessitados, os marginalizados e até mesmo os inimigos.

Ensinar o valor do amor altruísta e da bondade aos filhos é fundamental para cultivar uma mentalidade de serviço e compaixão em relação aos outros.

Perdão e reconciliação

O perdão é um valor central no ensinamento de Cristo. Ensinar aos filhos a importância do perdão e da reconciliação capacita-os a cultivar relacionamentos saudáveis, lidar construtivamente com conflitos e buscar a paz em seus relacionamentos.

Honestidade e integridade

Jesus valorizava a honestidade e a integridade, ensinando a importância de falar a verdade e cumprir as promessas. 

É essencial ensinar aos filhos o valor da honestidade e da integridade, para que eles desenvolvam um caráter sólido e construam relacionamentos baseados na confiança.

Humildade e serviço

Jesus ensinou a importância da humildade e do serviço ao próximo. Ensinar aos filhos a colocar os outros em primeiro lugar, a valorizar a igualdade e a estar dispostos a servir aos outros é uma maneira de cultivar a humildade e promover relacionamentos saudáveis e harmoniosos.

Ao repassar esses valores para nossos filhos, estamos construindo alicerces sólidos para que eles possam desenvolver relacionamentos saudáveis, serem influências positivas na sociedade e crescerem como discípulos do Pai.

Lembre-se de que a jornada da construção familiar é contínua e requer esforço constante, buscando sempre a orientação e a graça de Deus. 

Que cada família possa buscar e seguir a vontade de Deus em todos os aspectos de sua vida familiar, encontrando alegria, paz e propósito na jornada de construção familiar à luz dos valores e ensinamentos de Cristo.

Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?

Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar. 


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Instituto Retornar

Instituto Retornar: confira as ações realizadas em Fevereiro

A missão do Instituto Retornar é transformar vidas. Por isso, nos empenhamos para construir uma rede de amor, compaixão e generosidade.
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *