Instituto Retornar

O que Deus espera do meu relacionamento

Estar em um relacionamento é uma decisão. Amar é uma decisão e vai além da atração, é querer o bem e a felicidade do outro. 

O amor é tão importante na Bíblia, que o segundo maior mandamento de todos é amar ao próximo. O desejo de Deus é que sempre exista amor entre as pessoas. 

Deus criou o amor entre um casal para ser um relacionamento de respeito e cuidado, um pelo outro. O homem cuida da mulher e a mulher cuida do homem. 

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7)

Paciente

A vida a dois é repleta de momentos de alegria, cumplicidade e amor, mas também pode apresentar desafios e conflitos. É nesses momentos que a paciência se torna ainda mais importante. 

Entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo, suas próprias manias e suas formas de lidar com as situações. Cultivar a paciência nos permite lidar de maneira mais tranquila com os desafios, respeitar as diferenças, fortalecer o amor e a cumplicidade que nos unem. 

Não inveja 

Um casal que se ama fica alegre com os sucessos um do outro. Isso indica que o casal compreendeu que cada indivíduo possui suas próprias conquistas, habilidades e trajetórias de vida, e reconhecem que a felicidade de um não é diminuída pelo sucesso do outro.  

Não havendo inveja no relacionamento, o casal se torna verdadeiros parceiros, apoiando-se mutuamente em todas as áreas da vida. Eles se sentem genuinamente felizes pelo sucesso do outro. 

Não se vangloria, não se orgulha 

O casal que não é orgulhoso e não se vangloria, encontra sua essência na humildade e na simplicidade. Valorizam as conquistas e os momentos felizes, mas não sentem necessidade de ostentar ou se exibir para os outros. Sua felicidade está na intimidade do relacionamento, nas pequenas coisas que constroem juntos. 

Não maltrata 

Cada um deve amar seu cônjuge como a si mesmo, sem ferir. Em um relacionamento que não maltrata e nem fere, prevalecem o cuidado, a compreensão e a empatia. 

Nunca recorrem a palavras ou ações que possam ferir emocionalmente ou fisicamente o outro. Ao invés disso, se comunicam de maneira assertiva e pacífica. 

Não procura seus interesses 

Um casal que não é egoísta encontra na generosidade e na empatia a essência do seu relacionamento. Eles entendem que um relacionamento saudável requer um equilíbrio entre as necessidades individuais e as necessidades do parceiro.

Dispostos a se doar, a compartilhar e a se colocar no lugar do outro. Eles estão atentos às necessidades emocionais, físicas e psicológicas um do outro, e buscam formas de oferecer apoio e cuidado genuíno. 

Não se ira facilmente, não guarda rancor 

Um casal que não guarda rancor e não se ira facilmente, possui um ambiente de paz e harmonia em seu relacionamento. Eles entendem que segurar ressentimento ou permitir que a raiva controle suas emoções, só prejudica a conexão entre eles. 

Praticam o perdão e a compreensão. Compreendem que todos cometem erros e têm imperfeições, e estão dispostos a perdoar um ao outro genuinamente. Também controlam sua ira e expressam suas emoções de maneira saudável. 

Se alegra com a verdade

Um casal que se alegra com a verdade, constrói sua relação sobre os pilares da transparência e da autenticidade, também entendem a importância de serem honestos um com o outro, mesmo quando a verdade possa ser difícil de lidar. 

Tudo sofre

O casal que se ama de verdade, está disposto a fazer sacrifícios em nome desse amor. Eles entendem que o amor verdadeiro envolve comprometimento, dedicação e às vezes renúncias. Colocam as necessidades e os desejos do parceiro em um lugar de destaque.

Fazer sacrifícios não significa perder a individualidade, mas sim encontrar um meio-termo em que ambos possam crescer e se desenvolver como indivíduos. 

Tudo crê, tudo espera 

O amor de um casal que tem esperança em Deus, é nutrido pela fé e pela confiança na Sua providência. Eles acreditam que, ao construírem seu relacionamento com base nos princípios divinos, serão abençoados e fortalecidos.  

Entendem que Deus é a fonte suprema do amor e que Ele é capaz de sustentar e guiar seu relacionamento. Depositam a esperança Nele, sabendo que Ele está sempre presente. 

Tudo suporta

O casal unido pelo amor consegue enfrentar e superar todas as dificuldades da vida, com a ajuda de Deus. Eles confiam na orientação do Senhor, encontram consolo em Sua presença e experimentam o poder transformador do amor e da oração. É uma parceria que se fortalece, com Deus ao seu lado, não há desafio que não possam ser enfrentado e superado juntos.


Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?
Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar.

Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *