Instituto Retornar

Junho Vermelho: doe sangue e salve vidas

O mês de junho no Brasil é marcado pelo Junho Vermelho, uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. 

Instituído por meio da Lei Federal nº 13.445/2017, que estabelece a política nacional de incentivo à realização da doação regular de sangue. 

A escolha do mês de junho se deve ao dia 14 de junho, que é celebrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue, fundamental para manter os estoques adequados nos hospitais e suprir as necessidades médicas, salvando vidas. É um ato de amor ao próximo, generosidade e cuidado com os necessitados.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

O número, apesar de ter subido após o período mais crítico da pandemia, quando houve uma diminuição de 10% no volume de coletas, está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa. (https://www.cnnbrasil.com.br/saude/14-da-populacao-brasileira-doa-sangue-regularmente-aponta-ministerio-da-saude/ – Consultado em 09/06/2023)

 Existem várias razões pelas quais doar sangue é importante e benéfico. Aqui estão alguns motivos:

Salvar vidas: A doação de sangue é essencial para o tratamento de muitas condições médicas graves, como acidentes graves, cirurgias complexas, doenças do sangue, como a anemia aplástica e a talassemia.

O sangue doado é usado para transfusões, fornecendo às pessoas o sangue necessário para sobreviver.

Suprir a demanda: A demanda por sangue é constante, e os estoques de sangue nos bancos de sangue podem diminuir rapidamente. 

Doar regularmente ajuda a garantir que haja um suprimento adequado de sangue para aqueles que precisam.

Não há substituto artificial para o sangue humano: Apesar dos avanços na medicina, ainda não existe um substituto sintético para o sangue humano. 

A doação de sangue é a única maneira de obter sangue para transfusões e tratamentos médicos.

Tempo de vida útil limitado: Componentes sanguíneos, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, têm um tempo de vida útil limitado fora do corpo. 

Isso significa que o sangue doado precisa ser constantemente substituído para atender às necessidades médicas.

Exames de saúde gratuitos: Antes de doar sangue, os doadores passam por uma triagem de saúde abrangente.

Isso inclui testes para verificar a pressão arterial, pulso, níveis de hemoglobina e doenças infecciosas transmitidas pelo sangue, como HIV, hepatite B e C e sífilis. 

Esses exames podem ser úteis para identificar problemas de saúde desconhecidos e incentivar a busca por tratamento.

Benefícios para a saúde do doador: Além de ser motivada pela ajuda aos outros, a doação de sangue também pode trazer benefícios para a saúde do doador.

Estudos mostraram que a doação regular de sangue pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, além de estimular a produção de novas células sanguíneas.

A doação de sangue é um ato de amor ao próximo, pois ajuda a salvar vidas e aliviar o sofrimento.

Pessoas com doenças que comprometem a produção dos componentes do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas, pacientes com câncer, além de pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e emergências, como acidentes de trânsito, utilizam a doação.

Cada pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue no organismo. Em cada doação, são retirados até 450 ml, que podem salvar até três vidas.

Para doar é preciso ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

Não é necessário estar de jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O time da Retornar compareceu ao Hemocentro aqui de Londrina, no Paraná, para realizar seu gesto de amor ao próximo. Acompanhe:

É importante ressaltar que a doação de sangue é um ato voluntário, seguro e que pode salvar vidas.

E não precisa ser feito somente em sua data comemorativa. Procure o centro de atendimento mais próximo realize este lindo gesto de amor ao próximo.

Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?

Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar. 

Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *