Instituto Retornar

Juventude: Desafios e oportunidades de seguir a vida cristã

A juventude é um período da vida em que estão descobrindo, experimentando novas coisas e explorando o mundo ao seu redor. Por isso, pode ser difícil manter o foco na vida cristã.

A cultura popular muitas vezes retrata a vida religiosa como algo ultrapassado ou sem sentido, o que pode tornar difícil para os jovens abraçar sua fé em um ambiente hostil.

Mas incentivar os jovens desde cedo pode ser uma experiência muito enriquecedora, oportunizando a conexão com uma comunidade que compartilha os mesmos valores e crenças, com orientação espiritual e apoio emocional.

Também pode fornecer uma sensação de propósito e significado, ajudando essa juventude a encontrar seu lugar no mundo e a entender seu papel na sociedade.

Existem diversas maneiras de encorajar jovens a participar da vida cristã. Algumas sugestões incluem:

Envolver jovens em atividades da igreja: Ofereça oportunidades para que os jovens possam se envolver em atividades da igreja, como grupos de jovens, estudos bíblicos, trabalhos voluntários e eventos sociais. Isso ajuda os jovens a se sentirem mais conectados à comunidade e a desenvolver amizades com outros jovens que compartilham sua fé.

Dar espaço para as perguntas: Os jovens podem ter muitas perguntas sobre a religião em geral. É importante dar espaço para que possam fazer perguntas e ter suas dúvidas respondidas. Isso ajuda a construir confiança e a demonstrar que a igreja é um lugar acolhedor para todos.

Seja um mentor: Muitas vezes o que procuram é orientação e exemplos em pessoas que respeitam. Ofereça-se para ser um mentor e ajudá-lo a desenvolver sua fé e sua conexão com Deus.

Fazer com que se sintam incluídos: É importante garantir que a juventude se sinta incluída na igreja e que suas vozes e opiniões sejam valorizadas. Isso pode envolver dar-lhes oportunidades de liderança ou simplesmente incluí-los em discussões e decisões importantes.

Utilize as mídias sociais: Utilize as plataformas para divulgar os conteúdos do @InstitutoRetornar e gere conversas sobre o como Deus está presente nas pequenas ações de amor e generosidade com o próximo.

Mostrar a importância da fé cristã: Ajude-os a entender a importância da fé em suas vidas e como isso pode trazer significado e propósito para eles. Mostre como a fé pode ajudá-los a lidar com as dificuldades da vida e a encontrar alegria e paz.

“Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno” – 1 João 2:14

Como ser um jovem segundo o coração de Deus?

Na Bíblia encontramos diversas histórias para inspirar e compartilhar ensinamentos sobre fé, perseverança, coragem e servir ao bem. Abaixo temos 3 grandes histórias que vão te dar a certeza de que Deus tem um plano de amor na vida de todos:

DANIEL um jovem fiel a Deus:

Daniel tinha uma vida de oração e consagração, por isso Deus lhe usava e prosperava. Quando foi lançado na cova de leões, orou a Deus, que o protegeu. 

‘‘Meu Deus enviou seu anjo para fechar a boca dos leões de modo que não me fizessem mal, pois fui considerado inocente aos olhos de Deus. Também não fiz coisa alguma contra o senhor, ó rei.” – Daniel 6:22

Para ser um jovem abençoado por Deus em tudo é preciso consagração, não se contaminar com as coisas imundas deste mundo (I João 2.15), viver uma vida de oração e buscar a direção de Deus, que nos revela a sua vontade.

ESTER uma jovem determinada:

Ester era uma mulher cheia de sabedoria e determinação. Ela era uma órfã judia que viveu na Pérsia quando o povo hebreu estava migrando de volta a Canaã, saindo do exílio babilônico. 

Aquela moça foi usada para mudar a maré da história. A sua beleza, o seu espírito de sacrifício tornaram-na uma arma eficiente na mão de Deus, para evitar o desastre da sua raça.

“para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra” – Ester 8.16

Com Ester, aprendemos sobre simplicidade e ousadia. Seja fiel a Deus e firme sem aceitar coisas erradas. Espere em Deus confiando que o Senhor te exaltará.

DAVI um jovem corajoso:

Uma das maiores qualidades de Davi quando jovem era sua coragem. Em sua juventude ele era pastor de ovelhas e enfrentou vários perigos para proteger as ovelhas e os venceu com ajuda de Deus. 

“Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude”. – Salmos 71:5

A juventude é um tempo de descobertas e desafios. Às vezes enfrentamos situações que parecem nos devorar, como um leão, somos surpreendidos por coisas inesperadas como ursos e desafiados que são como gigantes diante de nós. Porém, devemos enfrentar tudo confiando no Senhor sem temer. Se nossa coragem se baseia na fé em Deus, Ele nos dá a vitória. 

DICA EXTRA: Onde encontrar a verdade?

Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” – João 14:06

Ao buscar a verdade — a verdade que é eterna e imutável — suas escolhas tornam-se mais claras. Sim, vocês ainda passarão por provações e tentações. Mas vocês podem superá-las quando entenderem quem são, porque estão aqui e, o mais importante, quando confiarem em Deus. 

“Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.’’ – Isaías 40:29–31.

Ore: Deus, obrigado porque Tu és soberano e eu posso deixar contigo todas as minhas preocupações sobre o meu futuro. Obrigado pela Tua graça, misericórdia, e amor. Ajuda-me a confiar em Ti e não no meu próprio esforço. Ajuda-me a amar-Te e a amar os outros cada dia mais. Em nome de Jesus. Amém!


Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te auxiliar  a viver uma vida de forma plena conforme Deus planejou!

Acompanhe também as nossas redes sociais para conferir mais ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!

Instagram | Facebook | TikTok | Youtube 

Related posts
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia
Instituto Retornar

Política e a responsabilidade do cristão

Na interseção entre a fé cristã e a esfera política, emerge um chamado claro à responsabilidade cívica. Este texto explora o papel…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *