Instituto Retornar

Oração: um ato de devoção

A oração é uma prática indispensável na vida de todo cristão. Em março, na primeira sexta-feira do mês, é celebrado o Dia Mundial da Oração, uma data especial que traz luz sobre a importância desse rito diário.


O Dia Mundial de Oração é celebrado na primeira sexta-feira do mês de março.
A data foi criada em 1887, nos Estados Unidos, e é celebrada em diversos países ao redor do mundo.

O objetivo é conscientizar as pessoas de que o ato de orar vai além de proferir palavras. Trata-se também de se conectar com suas comunidades e se envolver em atividades que promovam a união e a solidariedade entre as pessoas.

O próprio Jesus nos disse como orar. Muitas pessoas conhecem a oração do Pai Nosso (Mateus 6:10), mas muitas vezes não a utilizam como um padrão para sua vida de oração em geral.

Embora possa parecer difícil, esse momento específico tem o potencial de levar a um relacionamento mais significativo com Jesus Cristo.

Com o intuito de tornar a oração uma prática constante em nossas vidas, trouxemos aqui alguns exemplos e reflexões:

OUSADIA

Muitas vezes podemos orar por segurança, mas a primeira Igreja orou por ousadia. Se você não está vivendo para Cristo com ousadia o suficiente para lhe custar alguma segurança, ore por ousadia hoje.

Ore para que Deus lhe traga oportunidades de trazer pessoas a Cristo e a ousadia para fazer isso!

‘’…segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.’’

Filipenses 1:20

GRATIDÃO

Às vezes, a oração é uma forma de professar gratidão. Considere as maneiras pelas quais Deus tem abençoado você e sua família. Reserve algum tempo para contar as maneiras pelas quais Deus o tem abençoado e agradeça a Deus em oração por tê-lo trazido até aqui.

Ore para que a próxima geração de crentes se levante e conduza a igreja, para que Deus traga um número milagroso de líderes para levar multidões a conhecer a Cristo.

‘‘Não se aflijam com coisa nenhuma, mas em todas as orações peçam a Deus aquilo de que precisam, com espírito de gratidão.’’

Filipenses 4:6

ARREPENDIMENTO

Nada que possamos fazer pode remover nossa culpa e vergonha. Mas, como Davi, ainda podemos ir a Deus em oração após nossos piores pecados e ainda receber uma segunda chance.

Ore para que Deus lhe dê um novo começo e um coração limpo.

‘‘O sacrifício que agrada a Deus é o arrependimento. Ó Deus, tu não desprezas um coração arrependido e humilde.’’

Salmos 51:19

PELO PRÓXIMO

Uma das maneiras mais amorosas de cuidarmos uns dos outros é orando uns pelos outros. Ao orarmos por nossos irmãos, estamos deixando de lado as nossas vontades para dedicarmos a nossa atenção à vida do próximo.

Isso é amor, Deus se agrada desta atitude.

Quando deixamos de lado as nossas vontades e fazemos a vontade do Pai, somos abençoados. Jesus é o maior exemplo, Ele advogou em nosso favor e se entregou por nós!

‘‘É por isso que sempre oramos por vocês, pedindo que o nosso Deus, que chamou vocês para a nova vida, faça com que sejam merecedores dela. Pedimos também que ele, pelo seu poder, realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem e complete o trabalho que fazem com fé.’’

2 Tessalonicenses 1:11

Podemos descansar no simples fato de que Deus se importa com as nossas orações.

Quando não sabemos o que orar ou as coisas certas para se dizer ou desconhecemos todos os aspectos profundos e teológicos da oração, Ele ainda assim nos ouve e se importa conosco.

Sua Palavra nos diz que mesmo quando não sabemos o que orar, Ele nos ajuda (Romanos 8:26). A oração nos conecta mais intimamente a Deus. Por meio dela podemos conversar livremente com o Pai, sem medo.

Assim, inspire-se por essa reflexão, separe um momento do seu dia para se dedicar à prática da oração. Anote o que você gostaria de levar nesse momento de conexão com Deus e exercite!

Oração é exercício e relacionamento. Alimente esse canal de comunicação com Deus e veja sua vida espiritual ser elevada!


Confira outros textos como este em nosso blog e receba palavras que vão te auxiliar a viver uma vida de forma plena conforme Deus planejou!

Acompanhe também as nossas redes sociais para conferir mais ações de solidariedade que realizamos pelo Brasil!
Instagram | Facebook | TikTok | Youtube

Related posts
Instituto Retornar

Exemplos encontrados na Bíblia de Cristão x política

Na Bíblia, há exemplos que abordam a relação entre o cristianismo e a política, oferecendo orientações para os cristãos se basearem.
Instituto Retornar

Doação de Água no Sertão da Bahia

O Instituto Retornar juntamente com o Projeto Sertão realizou a doação de 6 tanques de água para a região do Sertão da Bahia
Instituto Retornar

Política e a responsabilidade do cristão

Na interseção entre a fé cristã e a esfera política, emerge um chamado claro à responsabilidade cívica. Este texto explora o papel…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *