Instituto Retornar

Valores cristãos para o relacionamento

A Bíblia nos oferece orientações preciosas sobre como desenvolver um relacionamento que honre a Deus e promova o amor e a harmonia entre duas pessoas. 

A Bíblia nos oferece orientações preciosas sobre como desenvolver um relacionamento que honre a Deus e promova o amor e a harmonia entre duas pessoas. 

Os valores cristãos são de extrema importância para o fortalecimento e alicerçamento de relacionamentos saudáveis e abençoados. 

Selecionamos alguns versículos que destacam os valores cristãos para o relacionamento: 

Amor:

 “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3:14) 

Essa passagem da Bíblia destaca a importância do amor como uma virtude fundamental na vida dos cristãos. O amor é um elo perfeito, uma ligação essencial que conecta as pessoas umas às outras e a Deus. 

Respeito: 

“Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também a eles” (Mateus 7:12”)

Trate os outros da maneira como gostaria de ser tratado. Essa atitude reflete uma postura de empatia e cuidado mútuo, buscando construir relacionamentos saudáveis e harmoniosos. 

Perdão: 

“Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32) 

A passagem nos lembra que, assim como Deus nos perdoou através de Cristo, também devemos perdoar os outros. Precisamos ser gentis, compassivos, demonstrar compreensão e empatia diante das falhas e fraquezas do outro. Busque pela reconciliação. 

Paciência: 

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.” (1 Coríntios 13:4) 

Esse versículo descreve as características do amor verdadeiro. Essas qualidades destacam a natureza altruísta e humilde do amor genuíno. Ao vivermos isso, somos capazes de construir relacionamentos harmoniosos e segundo a vontade de Deus. 

Lealdade: 

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3:3)

É uma característica que devemos manter sempre presente e viva em nosso íntimo. O amor e a fidelidade são princípios que devem orientar nossas escolhas, relacionamentos e ações diárias. 

Humildade: 

“Não façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” (Filipenses 2:3) 

Não devemos agir movidos por ambição egoísta, que busca apenas o nosso próprio benefício, nem por vaidade, e sim reconhecer o valor e a importância de cada pessoa. É essencial colocarmos as necessidades do outro acima das nossas para que vivamos a vontade do Pai.  

Companheirismo:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” (Eclesiastes 4:9) 

Ao unir esforços com outra pessoa, podemos alcançar resultados mais significativos. Além disso, ter alguém ao nosso lado nos momentos de desafios e dificuldades pode fornecer apoio, encorajamento e motivação. 

Confiança em Deus:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6) 

Confie em Deus completamente. Somos chamados para reconhecer a presença de Deus, é Ele quem nos guiará e nos conduzirá no caminho certo. Busque orientação do Pai em todas as circunstâncias, em vez de confiar apenas em sua própria compreensão, que é limitada, enganosa e falha. 

Esses versículos destacam alguns dos valores cristãos fundamentais para um relacionamento saudável. Ao praticá-los, buscamos honrar a Deus e cultivar um amor e respeito mútuos, baseados na Palavra de Deus. Ao incorporar esses valores em nosso relacionamento, estamos construindo uma base sólida. 

Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?

Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar. 


Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade!

Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *