Instituto Retornar

Como ser canal de benção ao seu parceiro

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7) 

Ter um relacionamento saudável e abençoado requer dedicação e compromisso. Quando nos propomos a ser um canal de bênção ao nosso parceiro, estamos cultivando valores essenciais, como respeito, lealdade, companheirismo, cessão, princípios cristãos, amor, perseverança e paciência. 

Neste artigo, exploraremos a importância e como aplicá-los no cotidiano do relacionamento.

PRINCÍPIOS CRISTÃOS: 

Para muitos casais, a fé desempenha um papel central em suas vidas. Ser um canal de bênção ao seu parceiro inclui a aplicação dos princípios cristãos no relacionamento. 

Busque fundamentar suas ações e decisões em valores como o perdão, a compaixão, a generosidade e a gratidão. 

Orem juntos, busquem orientação espiritual e pratiquem a fé em conjunto, fortalecendo assim a sua conexão com Deus e entre si.

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:1-2)

AMOR: 

O amor é o elo que une os corações e alimenta a felicidade no relacionamento. Para ser um canal de bênção ao seu parceiro, ame-o de forma incondicional. Demonstre seu amor através de gestos, palavras gentis e atitudes que valorizem o outro. 

Esteja presente nos momentos difíceis, oferecendo apoio e encorajamento. Celebre as conquistas e as qualidades do seu parceiro, nutrindo um ambiente de amor e apreciação mútua.

“Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.”  (1 Coríntios 13:47)

RESPEITO E PACIÊNCIA :

O respeito é a base sólida de qualquer relacionamento saudável. É fundamental demonstrar respeito mútuo em todas as situações. Isso inclui valorizar as opiniões, necessidades e desejos do outro, bem como estabelecer limites saudáveis ​​e tratar o companheiro com dignidade e consideração. 

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade.” (Gálatas 5:22)

A paciência é uma virtude valiosa em qualquer relacionamento. Ser um canal de bênção requer paciência para ouvir, compreender e perdoar. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de crescimento e aprendizado.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” (Efésios 4:2)

COMPANHEIRISMO E LEALDADE:

O companheirismo é um ingrediente essencial para a construção de uma relação saudável. Esteja disposto a caminhar ao lado dele, enfrentando as adversidades juntos. Ofereça seu apoio incondicional, seja nos momentos de alegria ou nos desafios da vida. Pratique a empatia, buscando compreender as necessidades e sonhos do seu parceiro, e esteja pronto para encorajá-lo. 

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:9-10)

A lealdade é alicerçada na confiança mútua. Ser um canal de bênção ao seu parceiro implica em ser fiel, tanto emocionalmente quanto fisicamente. Esteja presente nas alegrias e desafios do relacionamento, compartilhando momentos de cumplicidade e apoiando um ao outro. 

CESSÃO E PERSEVERANÇA:

Você só tem um inimigo, e esse inimigo não é o seu parceiro. Concentre-se nisso. O seu inimigo é um ladrão que está tentando roubar a sua alegria, matar o seu amor e destruir o seu relacionamento. 

“Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.” (Efésios 4:26-27) 

Uma das melhores formas de ser vitorioso nessa batalha é colocando o perdão em prática. Sacrifique o seu orgulho. Busque a Deus com o seu parceiro. Coloque Deus em primeiro lugar no seu relacionamento. 

Quando entendermos, que, ver as pessoas que amamos felizes, é infinitamente melhor do que apenas poder dizer por orgulho que a nossa vontade prevaleceu, ou que estamos certos, nosso relacionamento começa a mudar.

“Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tiago 1:3)

Lembre-se de que a ajuda de Deus é fundamental para amar seu parceiro incondicionalmente, passar por cima das ofensas e resistir às tentações.

A jornada do amor requer dedicação e cuidado mútuos, e os frutos dessa dedicação serão colhidos em um relacionamento duradouro e feliz. 

Quando colocamos Deus em primeiro lugar, ele nos torna um, e ninguém pode desfazer o que Deus uniu.


Dica Retornar

Quer contribuir para transformar a vida de milhares de pessoas pelo Brasil?

Comprando as camisetas do Instituto Retornar, você poderá transmitir mensagens de fé em todos os momentos de sua vida e contribuir com nosso trabalho de apoiar diversas instituições.

Acesse nosso site e confira nossos modelos. Temos certeza de que irá se apaixonar.

Faça o seu Dia de Retornar

O Instituto Retornar promove o Dia de Retornar, uma iniciativa que visa inspirar o mundo a gerar amor por meio de gestos concretos, sejam eles grandes ou singelos.

O interessante é que todo mundo pode participar e fazer o seu próprio Dia de Retornar, já que é muito simples, basta tomar uma atitude de amor ao próximo!

Participe desse ciclo de generosidade e, se quiser, compartilhe sua ação usando a hashtag #DiaDeRetornar e marcando o perfil do Instituto Retornar. 

Acesse o blog ou confira outras ações em nossas redes sociais: Vamos contagiar o mundo de amor e generosidade! Facebook | Instagram | TikTok | Youtube

Related posts
Sem categoria

Alimentando famílias em Pernambuco

A solidariedade pode transformar vidas e é exatamente isso que o Instituto Retornar, em parceria com o Instituto Judô Resgatando Vidas, está…
Sem categoria

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos amorosos saudáveis são construídos sobre uma base de respeito mútuo, comunicação aberta e apoio emocional.
Sem categoria

Doamos alimentos no União da Vitória em Londrina 

Na Comunidade da União da Vitória, em Londrina, um gesto de solidariedade aqueceu os corações e alimentou esperanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *